O Universo Z - uma mistura da vida real com a animação
2024-02-22 Por autor

O Universo Z – uma mistura da vida real com a animação!

O Universo Z é a mistura entre animação e imagem real, é a abordagem do cotidiano das novas tecnologias dentro do universo infantil, este desenho é extremamente educativo, pois permite que as crianças resgatem as atividades manuais. 

Se você não sabe qual desenho oferecer para a criança assistir, então, acompanhe o artigo para aprender um pouco mais sobre este desenho.

O que é o Universo Z? 

É uma série dedicada ao mundo infantil, produzida no Brasil, pelos gaúchos, esta é uma série destinada para crianças de 0 a 7 anos, entretanto, esta foi uma série premiada, eleita a 5ª melhor série da América Latina, o elenco é formado por Náthali Seleprim,Luiza Caspary,Jonts Ferreira.

O Universo Z - uma mistura da vida real com a animação - Temporadas

Este, por sua vez, pode mudar conforme a temporada, através dessa série, as crianças aprendem mais sobre tecnologia de uma maneira extremamente lúdica.

Quem criou este desenho?

O Universo Z foi desenvolvido pelas empresas Atama Filmes e Super 8 Produções, seu diretor é o Rogério Rodrigues, além de ser exibido nas plataformas por assinatura, como a Netflix e a Amazon, também pode ser assistida no canal de TV por assinatura Nick Júnior, que transmite séries infantis desde 1989.

Quem é o personagem principal?

A personagem principal do Universo Z é a personagem, que tem a oportunidade de vivenciar temas diferentes de modo divertido, seus melhores amigos são Taby e Seu P.U, a turminha então, pode criar brinquedos, realizar tarefas, fazer desenhos e jogos utilizando tinta, sucata e cola.

Abaixo, mostraremos alguns outros canais onde o desenho também é exibido:

TV A CABO:
NET Canal 107;
• Cabo Telecom Canal 407;
• Sim TV Canal 26;
• BVCi Canal 62;
• TV Alphaville Canal 43.

TV POR SATÉLITE:
• Claro TV Canal 96;
• CTBC TV Canal 326;
• GVT TV Canal 26;
• Oi TV Canal 88;
• Oi TV Canal 118 (Satélite SES-6);
• Vivo TV Canal 324.

Ficha técnica

  • Produção: Atama Filmes e Super 8 Produções;
  • Direção geral: Rogério Rodrigues;
  • Assistente de direção: Luini Nerva;
  • Produção executiva: Luciana Druzina e Rose França;
  • Roteiro: Anna Paula Rodrigues da Rosa, Caroline da Cunha Standt e Marina da Silva Cardozo;
  • Elenco: Náthali Seleprim;
  • Vozes Seu P.U. e Taby: Jonts Ferreira.

Quantos episódios tem este desenho?

No total, o Universo Z tem 3 temporadas, apresentaremos um breve resumo sobre essas temporadas, confira:

Temporada 1

Nesta temporada, há um total de 52 episódios, onde a personagem Zi deve realizar uma atividade com o tema amor, a temporada foi lançada no ano de 2015, ao assistir a série, as crianças podem aprender ainda mais sobre artesanato, brincando e se divertindo com a ajuda da tecnologia.

– Sessão 2: Na sessão 2, Zi e seus amigos devem realizar novas aventuras, nesses episódios, os personagens desenvolvem muita criatividade com alegria. A sessão 1, por sua vez, foi produzida em 2016 com 52 episódios. 

–  Sessão 3: O seu ano de lançamento foi em 2018, aqui os temas principais são sobre: natureza, matemática e ciência, nesta sessão 3, Zi com a ajuda dos seus amigos, podem desenvolver um robô, esta série também tem 52 episódios.

Temporada 2

A temporada 2 tem um total de 2 episódios, tanto na primeira temporada quanto na segunda há a mistura de live-action e animação. As aventuras de Zi, Taby e Seu P.U são narradas, para cada episódio, são executadas em uma tarefa diferente, as crianças aprendem música e conhecem novas cores. Existe também, a oportunidade de aprender mais sobre cantar e dançar, tudo isso, dentro de um mundo de faz de conta. 

Resenha sobre o Universo Z

Se a criança pretende aprender um pouco mais sobre animação, todavia, este é um desenho perfeito para o universo infantil, é um desenho que unifica a tecnologia com as atividades manuais.

A personagem principal é “Zi” (Náthali Seleprim), uma menina de 7 anos, que tem como amigos Taby (um tablet) e Seu P.U, este por sua vez, é um computador, nos episódios, a garotinha tem uma missão de realizar tarefas de maneira 100% lúdica. Nos episódios, as crianças devem aprender muito sobre brinquedos, desenhos e jogos através da  tinta, sucata, cola e tudo o que estiver ao seu alcance.

Tudo acontece dentro do quarto de Zi e no Universo Z  é o próprio computador, nesse sentido, neste espaço tudo acontece. No momento em que Zi, Taby e Seu P.U. estão nesse universo, eles são transformados em desenho animado. Este é um ambiente disponível para cantar, dançar e brincar de faz de conta.

Benefícios dos desenhos educativos para crianças

Para todas as faixas etárias, os desenhos são fundamentais para o desenvolvimento da linguagem das crianças, além disso, podem despertar a criatividade, imaginação, melhorando o desenvolvimento cognitivo de uma forma geral. Os desenhos como o Universo Z, poderão ajudar até aquelas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.

O Universo Z - uma mistura da vida real com a animação - DIVERSAO

No inglês, por exemplo, a criança pode aprender palavras novas brincando, reforçando com isso, o que é ensinado em aplicativos de inglês, estes então, também podem oferecer desenhos para as crianças como atividades que devem ser realizadas em casa. 

O desenho melhora ainda, a expressão das emoções, com eles no entanto, as crianças extravasam emoções como: alegria, tristeza, medo, angústia, inseguranças. Por outro lado, se você tem crianças em casa e não sabe o que fazer neste fim de semana, esta pode ser uma ótima opção para alugar plataformas de streaming. 

Conclusão

Portanto, o “O Universo Z” é um perfeito desenho para o mundo infantil, trata-se de um espaço extremamente único e cativante, pois não existe limites entre o tangível e o imaginário. Quando entramos nesse universo, sentimos uma jornada emocionante, porque percebemos que a realidade cotidiana se encontra com a magia da animação. 

As crianças podem ter muito mais que entretenimento, elas encontram a reflexão sobre a interconexão entre os vários aspectos que se relacionam com a existência. No desenho, não há a fronteira entre o impossível e o possível, dessa forma os espectadores têm uma experiência rica e envolvente.

Este é considerado um espaço híbrido, onde os espectadores podem contemplar a magia que se mistura completamente com a vida real e a animação, então temos uma visão única e inesquecível, onde somos levados para além dos limites da realidade que conhecemos.