Meu filho não gosta de estudar, e agora? Saiba que, com a ajuda dos especialistas é possível detectar se o seu filho apresenta algum déficit de atenção, ou algum outro transtorno psicológico, quando uma criança apresenta dificuldades para assimilar o aprendizado, isso afeta o seu futuro profissional.
Por outro lado, se os pais não se preocupam com o passar do tempo a criança pode desenvolver problemas como: reprovação, desmotivação, baixa autoestima, principalmente, problemas para encontrar um emprego. Veja abaixo, algumas dicas que podem ajudar a resolver este problema.
Quais são os motivos para a criança perder o interesse pelo estudo?
É importante que os pais saibam que, algumas crianças podem desenvolver interesse por alguma matéria, no entanto, isso não quer dizer que ela não goste de estudar. Por outro lado, quando isso acontece em excesso, os pais devem ficar em alerta e pedir ajuda,
Existem diversos fatores, que podem desestabilizar uma criança, por exemplo, os problemas de saúde mental como a ansiedade e a depressão. Abaixo, listamos alguns problemas comuns que podem levar à falta de interesse pelo estudo:
1.° Baixa autoestima
Na maioria dos casos, os alunos até demonstram interesse em aprender, tem empenho para estudar para uma prova, no entanto, não consegue apresentar um resultado satisfatório, devido a este fator, crianças e adolescentes passam a não acreditar na sua capacidade, por isso, desenvolvem a autoestima.
2.° Não possui autonomia
Se você não sabe o que fazer quando meu filho não quer estudar, é necessário incentivá-los a ter mais autonomia, os pais podem ajudar, mas não com exageros, a ponto de fazer tudo pelos filhos, dessa forma, a criança aprende a ter responsabilidades desde muito cedo.
3.° Dificuldades relacionadas com aprendizagem
Acima de tudo, em determinadas situações, algumas crianças desenvolvem problemas ligados à habilidade cognitiva, por exemplo, concentração, foco e capacidade de concentração, os pais devem procurar os professores para que eles possam avaliar o que está ocorrendo.
4.° Problemas emocionais
Atualmente, muitas crianças sofrem com o famoso bullying, esse transtorno porém, pode deixar a criança triste e desmotivada, perdendo assim, a concentração durante as aulas, os pais devem observar o comportamento da criança e procurar a escola se for necessário.
Meu filho não gosta de estudar? Confira 5 dicas úteis!
O meu filho não gosta de estudar, o que devo fazer? Com algumas mudanças na rotina do seu filho, é possível que ele adquira o hábito de superar desafios, para as crianças adquirir conhecimento pode trazer motivação e, ainda, melhorar o seu sentimento com relação à escola.
Para ajudar os pais, apresentamos algumas dicas fundamentais que podem melhorar o desempenho do seu filho (a), confira:
1.° Estipule metas alcançáveis
Ensine a criança mesmo que ela goste de estudar, que para tudo nessa vida tem um horário, então, crie metas como: estude a cada meia hora por 3 horas, por exemplo, ou ainda, faça 5 exercícios de uma determinada matéria.
Evite colocar muitas atividades para a criança realizar em um único dia, separe as atividades criando uma rotina para a criança, é necessário ter cuidado para elevar essas metas gradativamente, sempre que a criança apresentar melhoras nas matérias.
2.° Proporcione flexibilidade
Os pais precisam entender que nenhum ser humano permanece produtivo o dia todo, na maioria dos casos, a falta de interesse é resultado de um período momentâneo. Para evitar que isso aconteça, defina um horário de estudos, para não atrapalhar as outras atividades do seu filho.
3.° Sempre que possível, disponibilize ajuda
Se uma criança está com muita dificuldade para assimilar o que foi ensinado em sala de aula, os pais podem contratar um professor particular, quando eles não possuem muito tempo para ensinar por conta do trabalho.
4.° A criança deve ter autonomia
A autonomia é importante para todas as fases da vida, se a criança está tendo dificuldades, certamente ela pode apresentar problemas como TDAH, autismo e, assim por diante. A autonomia, por outro lado, pode começar em procedimentos simples, como arrumar os brinquedos, por exemplo.
5.° Mostre que os estudos são importantes
Crianças e adolescentes podem não entender o suficiente que o estudo é necessário para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, os pais devem mostrar para eles que nem todas as pessoas possuem este privilégio, por sua vez, os pais também precisam demonstrar que se preocupam com o desenvolvimento do filho (a).
Qual o papel que a escola deve desempenhar?
Para ajudar as crianças, as escolas devem promover uma parceria com os pais, pedagogos e psicólogos, a escola deve incentivar e motivar os alunos, acompanhando assim, o seu desenvolvimento no decorrer da trajetória escolar.
Os professores, no entanto, devem revisar anualmente, o planejamento de aulas, para escolher recursos inovadores que poderão complementar o ensino, afinal, as Dinâmicas, ambientes e processos são fundamentais para propor vários estilos de aprendizagem.
Como estimular as crianças com recursos lúdicos?
O momento de estudo pode ser mais descontraído, os pais podem incluir, por exemplo, itens como:
- Práticas;
- Jogos;
- Músicas;
- Vídeos;
- Apps de inglês, etc.
Os livros didáticos mais recentes, trazem dicas sobre vídeos e brincadeiras, que podem reforçar o que foi ensinado em sala de aula, os pais e professores podem ajudar na criação de jogos e desafios criativos gamificando com isso, o aprendizado.
Os recursos lúdicos mais comuns que podem ser utilizados como complemento são: vídeos, jogos educativos, desenhos animados. Entretanto, somente os professores que possuem conhecimento pedagógico suficiente, podem escolher qual é a melhor opção, sempre de acordo com a faixa etária.
Há ainda, as atividades manuais que também são importantes para estimular a criatividade, raciocínio e coordenação motora, principalmente com as crianças pequenas.
Conclusão
Portanto, agora que você aprendeu sobre meu filho não gosta de estudar, fique atento aos sinais que mencionamos acima, se houver necessidade procure a coordenadoria da escola do seu filho (a).
Converse com os professores e não deixe de acompanhar o caderno, as lições que foram solicitadas, ensine a criança que ela deve ter responsabilidade com os seus materiais.
Os pais também devem ter cuidado para não sobrecarregar as crianças, com cargas de horários muito exaustivas, verifique quais são as atividades extraclasse que a criança realiza, por exemplo, inglês, natação, práticas esportivas, etc. Crie uma jornada de estudos equilibrada, proporcional à rotina.