10 Dicas para ajudar seus filhos com as tarefas escolares
2024-02-01 Por autor

10 Dicas para ajudar seus filhos com as tarefas escolares!

Se você tem filhos pequenos, saiba que nem sempre é possível ajudar os filhos com as tarefas escolares, no entanto, é importante que os pais tenham foco e organização, para que a criança não crie resistências, os pais devem estabelecer uma rotina para revisar as tarefas escolares, com 4 anos as crianças já começam a ter contato com o alfabeto.

Os pais precisam supervisionar e auxiliar nas tarefas, por isso, mostraremos algumas dicas para aqueles pais que ainda não possuem experiência.

Como ajudar os filhos com as tarefas escolares? Confira 10 dicas!

Os pais e responsáveis não substituem os professores dos filhos, não se esqueça que são relações diferentes, quando a criança chegar em casa, é importante que ela adquira uma rotina de estudos, para reforçar o conteúdo que foi ensinado em sala de aula, abaixo, apresentaremos algumas dicas para orientar os pais.

1.° Crie e incentive o hábito do estudo 

Após chegar da escola, os pais devem criar um local para estudos, seja no quarto ou em outro local reservado, devido a um menor tempo de concentração que as crianças pequenas possuem, a autora do livro “A Mente Bem Treinada,” Susan Bauer, orienta que as crianças pequenas começam com 10 minutos de estudos. 

Dessa forma, à medida que o desempenho da criança melhora, então os pais podem aumentar o tempo de estudos a cada 30 minutos. As crianças com 12 anos, que já estão no ginásio, podem passar até 2 horas em uma tela, afinal, elas devem estudar mais de uma matéria. 

2.° Ajudar os filhos com as tarefas escolares – acompanhe durante os afazeres!

O acompanhamento pode ser uma motivação para as crianças, assim, elas podem sentir que possuem companhia na hora de fazer as suas tarefas escolares, os pais também podem acompanhar de perto como está o desempenho do filho (a). 

Os pais podem reservar este tempo para estudar junto com o filho (a), este é o momento perfeito para melhorar a alfabetização dos filhos, incentivando o hábito da leitura e da pesquisa, os pais ainda poderão preparar alguns pequenos exercícios de escrita, com o objetivo de melhorar a caligrafia.

Com o auxílio dos professores, os pais podem propor desafios aos filhos, apenas com o objetivo de melhorar a alfabetização. 

3.° Ensine seus filhos a traçar uma meta anual

A criança deve entender desde muito cedo que, assim que ela passa de ano, a carga de estudos aumenta e o número de professores também, para que o estudante tenha um bom desempenho, é necessário que os pais possam incluir um momento de descanso.

De acordo com a prática pedagógica, os objetivos podem ser de curto, médio e longo prazo, para facilitar a organização dos objetivos, os pais poderão aprender a aplicar o sistema SMART.

4.° Evite ambientes com distrações 

Para os alunos estudarem, é fundamental que o ambiente não tenha distrações, não deixe as crianças próximas de televisão, músicas e celulares, pois o barulho pode atrapalhar a concentração.

5.° Os pais devem demonstrar apoio

Para não ter um aprendizado superficial, os pais precisam incentivar a autonomia, no momento de ajudar os filhos com as tarefas escolares, no entanto, os pais podem disponibilizar algumas dicas e ferramentas que podem facilitar a absorção do aprendizado.

Ajudar os filhos com as tarefas escolares- Os pais devem demonstrar apoio

Abaixo, mostraremos algumas dicas sobre como os pais podem acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos:

– Tenha um canal de comunicação com a escola: a comunicação é fundamental, dessa forma, se houver algum problema os pais serão comunicados através de boletins e recados no caderno.

– Peça para o educador esclarecer as dúvidas: quando os pais não sabem ensinar a criança, é necessário que eles peçam ajuda para os educadores, afinal, a função deles é ensinar.

– Escolha alguns recursos tecnológicos: muitas escolas já trabalham com a tecnologia educacional, que ajuda a complementar o que foi ensinado nas escolas. O computador e o tablet, por exemplo, podem ser um complemento de estudos.

6.° A supervisão deve ser constante 

Os pais devem supervisionar a criança desde o começo da vida escolar, assim, é de extrema necessidade que os genitores repassem o conteúdo que a criança já aprendeu, dessa maneira, eles poderão observar se realmente a criança compreendeu o conteúdo.

7.° Os pais precisam dar bom exemplo

Se os pais querem que os filhos tenham uma rotina, então eles devem ser o espelho para os filhos, do mesmo modo, a criança consegue compreender desde pequena, que a rotina faz parte da vida. Para ajudar, os pais podem ensinar sobre o hábito da organização e da leitura começando por eles mesmos.

8.° O reconhecimento das conquistas faz parte da vida acadêmica 

Quando a criança apresenta bom desempenho escolar, os pais não devem ignorar as suas conquistas, principalmente, quando estiverem em uma reunião de família, por exemplo, com isso, a criança deve se sentir motivada a querer continuar estudando.

9.° Ajudar os filhos com as tarefas escolares – Conte com a equipe de apoio

Mesmo nas escolas públicas, os pais podem procurar a equipe pedagógica quando eles sentirem que a criança está tendo comportamento inadequado, ou então, não conseguem compreender o conteúdo que foi ensinado.

A parceria com a escola pode trazer mais segurança para as crianças, no momento da correção das tarefas as crianças devem participar, contudo, não apague as respostas erradas, apenas ensine sobre a resposta correta.

10.° Saiba detectar os distúrbios de aprendizagem 

Saiba detectar os distúrbios de aprendizagem

Quando precisar ajudar os filhos com as tarefas escolares, os pais precisam ter atenção com os distúrbios escolares, os professores também devem ficar atentos, afinal, sabemos que este é um sério problema de saúde infantil e caso não seja tratado a tempo, pode afetar a vida escolar e profissional da criança no futuro.

Em idade escolar, as crianças desenvolvem os distúrbios mais comuns que mostraremos a seguir:

  • Distúrbios da leitura;
  • Distúrbios da expressão escrita;
  • Distúrbios envolvendo a capacidade matemática.

Se os professores perceberem algum distúrbio acima, eles devem comunicar os pais, para que a criança possa iniciar o tratamento o quanto antes, assim, sua vida escolar e profissional não será tão prejudicada.

Conclusão 

Portanto, agora que você sabe como ajudar os filhos com as tarefas escolares, não esqueça que o incentivo e a supervisão são tão importantes quanto o reconhecimento. No entanto, esteja sempre em parceria com a escola, não esqueça de acompanhar o caderno dos seus filhos.

Também é importante consultar o conteúdo que será ensinado no decorrer do ano, procure a secretaria da escola e peça uma cópia do conteúdo programático anual.